Como ajustar o triângulo no jiu jitsu

Aprenda como ajustar o triângulo - Professor Áquila realizando o golpe triângulo
Aprenda como ajustar o triângulo

Como ajustar o triângulo

Como ajustar o triângulo de uma maneira fácil

Você já deve ter batido no triângulo pelo menos uma vez. Quando estamos tomando a finalização a pressão que sentimos no estrangulamento é muito grande. No entanto, algumas vezes você pode ter sentido na hora de aplicar o triângulo que não conseguiu dar aquela pressão a mais necessária para finalizar. É isso que irei mostrar no vídeo, como você pode ajustar o triângulo para aumentar a pressão do estragulamento.

Vou mostrar como manter o posicionamento para ajustar o golpe e depois então finalizar no estrangulamento com muita pressão.

O golpe:

O estrangulamento Triângulo

O Triângulo, conhecido como Sankaku jime no judô, é um estrangulamento realizado com as pernas. Ao realizar este estrangulamento, você forma um número quatro com as pernas, com a cabeça e um braço do oponente dentro do “buraco” deste número 4.

Desta forma, o sankaku jime irá obstruir o fluxo de sangue para o cérebro, restringindo através de compressão as artérias carótidas. Isto será feito comprimindo a carótida de um lado por uma das pernas do atacante e do outro lado pelo braço da pessoa que se encontra dentro do triângulo.

Por isso é importante o triângulo estar bem encaixado, com o posterior da coxa no pescoço e a parte de trás da articulação do joelho (o jarrete) bem justo no pescoço também.


Para saber mais sobre esse e outros golpes que você deve aprender, confira o meu ebook: "Guia do Iniciante no Jiu Jitsu: Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca."
enter image description here


História do Triângulo

O triângulo já foi visto em vários livros e filmagens antigas, tendo seu uso sido muito difundido pelo judô. No entando, ficou muito famoso graças ao Kosen Judô, que é uma variação do judô Kodokan no que se refere ao sistema de regras.

No Kosen Judô, a parte de ne waza(luta no solo) permitida por um período de tempo mais extenso, tanto nos treinamentos como nas competições.

Embora a criação do triângulo seja atribúida por muitos ao judoca Tsunetane Oda, principalmente devido à gravações dele realizando o golpe, a origem do golpe é desconhecida.

Há relatos de seu uso por Yaichibei Kanemitsu e seu aprendiz Masaru Hayakawa, em uma competição do kosen judô em Kobe, Hyogo, no Japão, em novembro de 1921.

As principais variaçãoes do triângulo:

  • mae sankaku jime - triângulo aplicado quando se esta frente a frente para oponente, principalmente na guarda.
  • yoko sankaku jime - também conhecido como triângulo invertido ou reverso, popularizado por Bráulio Estima no jiu-jitsu (que o faz inclusive partindo da guarda) mas muito conhecido entre os praticantes de judô, quando o oponente fica de 4 apoios
  • ushiro sankaku jime - triângulo aplicado de quano se olha para as costas do oponente.

Glossário:
mae - frente
yoko - lado
ushiro - costas, trás
sankaku - triângulo
jime - estrangulamento


Dentro destes três tipos há muitas outras variações do estrangulamento, que diferem em maior ou menor grau.

Muitas escolas de jiu-jitsu usam o triângulo em seus símbolos e insíginias. Disso podemos perceber a importância e quão popular este golpe se tornou no nosso Brazilian Jiu Jitsu.

O Triângulo e o Jiu-jitsu

No jiu-jitsu, o triângulo encontrou terreno fértil para florescer, devido principalmente ao seu uso na guarda e sua eficiência tanto com quimono, quanto sem(e ainda no MMA). Uma vez fechado o cadeado é praticamente impossível sair do golpe.

A sua popularização no jiu jitsu é creditada a Rolls Gracie, tanto por Romero Cavalcanti quanto por Márcio “Macarrão” Stambowsky, este último sem dúvida um dos melhores lutadores a realizar a técnica. Rolls, que era muito curioso por técnicas novas, teria visto o golpe em um livro antigo de judô.

No MMA, a sua primeira aparição é creditada a Royce Gracie no UFC 4.

Usos do Triângulo

Vou deixar agora um pequeno checklist para a aplicação do triângulo.

1 Porquê aplicar

Ao encaixar o triângulo e fechar o cadeado, é praticamente impossível sair do golpe. Você pode raspar, finalizar com chave de braço, chave de ombro, punho e, se for o caso, pode golpear o oponente. E é claro, estrangular.

Além disso, como você irá ver no número dois, há várias possibilidades de sequências e também contra-ataques.

Por isso é um golpe que você deve saber como e quando fazer.

triângulo_sankaku-jime

2 Quando aplicar

O triângulo da guarda pode ser aplicado quando o oponente perde a postura (cabeça baixa - ou seja, cabeça mais baixa que o quadril) e o cotovelo se afasta do tronco. Este é um bom momento para realizar o golpe.

No entanto, há vários outros bons momentos para fazê-lo:

  • na sequência com armlock
  • na sequência com omoplata
  • de dentro da guarda fechada
  • ao defender a passagem meia emborcada
  • por cima no cem quilos
  • e muitos outros.

Triângulo partindo do omoplata:


No MMA normalmente é aplicado quando ocorre uma esquiva de um golpe feito com muita força e potência, do adversário que está por cima, mas na guarda, realizando o ground’n’pound. Neste momento, o agressor estará com a cabeça baixa e o cotovelo longe do tronco.

Em situações de Defesa Pessoal, principalmente para mulheres, o triângulo pode ser de muita ajuda devido à natureza do posicionamento na qual pode ser aplicado da guarda.


Para saber mais sobre Defesa Pessoal, veja nosso artigo no blog.enter image description here

3 Quem pode aplicar?

Qualquer um pode aplicar o triângulo no jiu-jitsu. No entanto, há algumas limitações principalmente quando o confronto ocorre em categorias diferentes.

Quando a luta acontece dentro de uma mesma categoria de peso, ou pesos próximos, embora possa ter uma disparidade entre o tamanho dos oponentes, isso não será um fator que impedirá totalmente a aplicação do triângulo (embora possa acontecer em casos extremos).

O que eu quero dizer com isso?

Se quem aplica o triângulo tem as pernas curtas e grossas, é mais difícil para fechar o cadeado e o praticante terá que recorrer a algumas variações do golpe.

O mesmo ocorre se quem estiver levando o golpe for muito grande e possuir um tronco muito largo, com costas, peito e braços grandes, dificultando assim para quem aplica o triângulo.

Já no caso em que quem for aplicar tiver pernas curtas e grossas e quem for tomar tiver o tronco largo, será muito difícil e até mesmo inviável ou impossível a aplicação do triângulo por motivos de ordem física (dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço rsrs).

Por isso, embora o triângulo possa ser aplicado por qualquer um, aqueles que possuem as pernas mais finas, longas e flexíveis terão no triângulo um de seus melhores golpes.

Quanto mais cedo você perceber as diferenças nos biotipos, assim como as forças e fraquezas e adaptar isto ao seu jogo, mais efetivo o seu jiu jitsu será.

4 Como aplicar?

A maneira como você pode aplicar e como ajustar para finalizar está explicada nos vídeos abaixo da transcrição.

Segue abaixo a transcrição do áudio e o vídeo do ajuste do triângulo.

BÔNUS

Assista ao vídeo e aprenda uma maneira de ajustar o seu triângulo:

Repare no ajuste que faço quando trago o joelho perto da orelha. Neste caso crio uma alavanca mesmo que não tenha conseguido fechar o cadeado e também aplico a força da perna mais próxima do cotovelo, o que aumenta o braço da alavanca.

Isso resulta em mais pressão no pescoço na hora do estrangulamento, pois o braço do Rodrigão irá ficar mais justo no pescoço e mais “atravessado”.

Assista ao vídeo e aprenda estes detalhes:


Abaixo deixei a transcrição do áudio para que o acesso à esta informação seja o maior possível. Em breve pretendo disponibilizar legendas em todos os vídeos do canal para superar este desafio.

OSS

Transcrição do áudio

Áquila Lanza (Amarelo):

Fala galera beleza?

Meu nome é Áquila (vocês estão cansados de saber já rsrs)…

Meu nome é Áquila, tô aqui com o meu amigo e aluno, Rodrigo.

Vou mostrar um ajustezinho do triângulo que eu gosto de fazer.

Espero que vocês gostem.

Deixe sua curtida na página e no canal, dá um like.

Vou fazer a entradinha do triângulo segurando nas duas mangas. O jeito como vai fazer a entrada no triângulo não importa muito, vou mostrar mais o ajuste de finalizar.

Aqui eu jogo um braço dele no meio das minhas duas pernas e passo a perna por
cima lá. A articulação do meu joelho tem que ficar bem justinha lá no pescoço do
Rodrigão, beleza?. E aqui eu vou cruzando o braço dele pra lá.

Uma situação que acontece muito é quando está aqui… Eu cruzei os pés lá mas não consegui fechar lá atrás (o cadeado) então eu venho com uma mão aqui na canela, piso no quadril e saio um pouquinho. (saída de quadril)

Repara que eu estou trazendo meu pé no sentido do ombro Rodrigão. Agora eu
venho com meu joelho pertinho da orelha dele. Os meus dois pés vão ficar apontando na mesma direção.

Agora eu passo o cadeado lá, fecho o triângulo começo a fechar as pernas, a flexionar minha perna, dando bastante pressão lá no estrangulamento.

Dei o triângulo, travei lá… às vezes a pessoa tem as costas muito largas, o cara é muito grande e eu não consigo fechar aqui. Ou a pessoa (que está fazendo o triângulo) tem a perna muito curta.

Mantenho o pé no quadril e a mão lá na canela para ele não escapar, empurro (com o pé que fica no quadril) pra sair um pouquinho quadril e para trazer o meu pé aqui no sentido o ombro Rodrigão.

Agora eu venho com o meu joelho na cabeça e aponto os meus dois pés na mesma direção. Agora eu fecho e eu vou flexionar perna de cima dando pressão de
baixo.

Outra coisa que eu posso fazer aqui a hora que eu entrei (o triângulo), eu busco o braço dele lá pra ele não afastar. Então travei,aqui eu me ajeito sem precisar usar a
mão(na canela) e fecho (o cadeado).

E aqui é o mesmo procedimento: aperta lá pra dar pressão.

Triângulo, travei, posso buscar mão lá também… trago o joelho pertinho, os dois pés apontam na mesma direção e agora o aperto.

É isso aí pessoal, essa foi a posição de hoje: esse ajuste para finalizar no triângulo.

Espero que vocês tenham gostado.

Não esquece de deixar um like na nossa página e curtir o canal.

OSS

Veja alguns mestres ensinando o triângulo no Jiu-jitsu:

Assista também um video do mestre Tsunetane Oda realizando o Sankaku jime

Márcio “Macarrão” Stambowsky ensinando o triângulo (inglês)

Veja outros materiais e conteúdos gratuitos do BLOG

BAIXE AGORA

Ebook Gratuito: Guia do Iniciante no JIU-JITSU - Como Sobreviver à faixa branca

ebook gratuito de jiu jitsu

MAIS FRASES: Motivacional / Inspiracional :

15 frases do grão mestre helio gracie

Assim como quem quer iniciar seus treinos no jiu jitsu (ou está começando agora) eu também tive muitas dúvidas e receio no começo, o que serviu de inspiração para que eu escrevesser esse pequeno livro de jiu-jitsu.

Por isso, hoje vou ensinar o que você deve fazer para ter mais clareza sobre o que fazer para economizar tempo, direcionando seu esforço para aprender as técnicas que realmente importam no começo.

Irei listar o que você precisa fazer e quais são estas técnicas que você deve aprender neste livro de jiu-jitsu no formato ebook: "Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca."

Exame para a FAIXA AZUL

enter image description here

Veja as técnicas cobradas no exame de Faixa Azul da nossa Escola e aprenda como se preparar também para o seu EXAME!!

Apostila de jiu-jitsu

Artigo completo e link para baixar (requer cadastro) da nossa Apostila de Jiu Jitsu usada em nossas aulas e exames de faixa em Ribeirão Preto e Ponta.

Regras de Conduta

Regras de Conduta servem para preparar e cultivar o terreno no qual será construído o jiu jitsu, viabilizando o treinamento

Confira o artigo na íntegra

jiu-jitsu-regras-do-tatame


Uma aula de Defesa Pessoal para iniciantes, a aula #1:

enter image description here


Encontre-nos também em:

Institucional: https://www.aquilalanza.com.br/

Facebook:

https://www.facebook.com/amarelobjj/
https://www.facebook.com/amarelo.cipo.bjj

Instagram:

https://www.instagram.com/amarelo_bjj/
https://www.instagram.com/amarelo_cipo_bjj/


Para Aulas particulares e Seminários, acesse:

Visite o Site para maiores informações: http://aquilalanza.com.br/


Conheça nossa escola de jiu jitsu na cidade de Ribeirão Preto e Pontal

JIU JITSU RIBEIRÃO PRETO

jiu-jitsu-ribeirão-preto

JIU JITSU PONTAL

enter image description here

OSS

Áquila Lanza - "Amarelo"

Faixa Preta de jiu-jitsu
Faixa marrom de judô
Professor na escola de Jiu-jitsu Amarelo e Cipó BJJ
Atleta de jiu-jitsu pela equipe PSLPB Cícero Costha

Contato

Whatsapp: 16 98153-1694
Email: amarelo@amarelocipobjj.com.br


Para saber mais sobre o autor acesse:

http://aquilalanza.com.br/aquila-lanza/


Horários de treino

http://aquilalanza.com.br/horarios-das-aulas-coletivas/


Amarelo e Cipó Jiu Jitsu Ribeirão Preto

Professores Áquila Lanza e Higor Paterra.
Faixas preta da equipe Cícero Costha.

Em nossa academia, na cidade de Ribeirão Preto, damos importância para o jiu jitsu por completo: você deve aprender o jiu jitsu esportivo, a defesa pessoal, as quedas e a filosofia da arte marcial.


#jiujitsu #jiujitsuparatodos #jiujitsu4life #brazilianjiujitsu #oss #bjj #ribeiraopreto #motivação #inspiração #jiujitsulifestyle #bjjlife #bjjlifestyle #treino #defesapessoal #gratidão #resiliencia #everydayporrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *