Apostila de Jiu Jitsu

Foto de capa amarelo e Cipó Jiu jitsu ribeirão preto
Amarelo e Cipó Jiu-Jitsu Ribeirão Preto

Apostila de Jiu Jitsu

Técnicas, golpes e conduta

Amarelo e Cipó Jiu Jitsu Ribeirão Preto

O nosso sistema em só lugar:  lista de golpes,  etiqueta e requisitos para exames de faixa

Durante o tempo que passei treinando jiu jitsu sempre reparei a falta de uma lista de golpes, um cronograma o qual eu pudesse acompanhar para que eu pudesse me localizar, saber onde eu estava e onde eu deveria chegar com relação às técnicas e conceitos a serem aprendidos.

Também faltava uma lista das regras a serem seguidas no meu dojô, mas também nos dojos em geral, caso eu fosse fazer alguma visita. E tem ainda o comportamento em eventos e competições, maneira de se vestir, linguajar, comportamento com os mais velhos e mais graduados, higiene pessoal (limpeza de quimonos, tamanho de unhas) entre outros.

No judô, há muitas apostilas e livros, explicado pelo Sensei durante as aulas. No jiu jitsu, o sensei sempre explica, mas falta (pelo menos para mim senti que faltou) esta parte escrita para que o estudante possa acompanhar e gerenciar sua caminhada.

Apenas falar as regras muitas vezes não é o suficiente, visto que muitas vezes o Sensei deve ensinar boas maneiras a alguns estudantes que não a tem muito desenvolvida (brincadeiras à parte, não deixa de ser uma realidade).

Assim, criamos uma apostila com uma lista de golpes que acreditamos ser a base do jiu jitsu para se chegar à faixa preta em nosso dojô. Claro que não pretendemos com isso ser os donos da verdade nem que essa lista seja absoluta.

Apenas queremos dar um norte, um sentido na caminhada de nossos alunos com relação à parte técnica, comportamental e filosófica.

Exames de Faixa

Além da parte técnica, acredito ser necessário medir o esforço do estudante de uma maneira concreta para que o mesmo se habilite a realizar o exame.

Logo, ao invés de contar por tempo corrido, como meses e anos, contamos as presenças necessárias para se adquirir os graus e subsequentemente, se habilitar para o exame.

Com relação ao exame, durante um tempo utilizávamos apenas a graduação, sem o exame propriamente dito. E mais ainda, muitas vezes nós utilizamos o método de graduar os alunos por critérios que tínhamos muito bem estabelecidos em nossas cabeças, mas não explicitado para os estudantes.

Desta forma, criar a lista de golpes e o sistema de presenças, assim como um critério para avaliar o aprendizado da etiqueta do dojô e da filosofia da arte marcial, através do estudo do comportamento do estudante durante as aulas, possibilitou uma maneira de nós e os alunos terem como saber onde estão os erros e acertos e, mais importante, o processo pela qual deveremos passar.

Esta maneira se mostrou além de mais eficietne, a mais justa, pois o estudante precisa ter assiduidade, aprender os fundamentos técnicos e filosóficos da arte marcial e ter um comportamento exemplar dentro e fora do dojô.

Evolução do estudante

Com isso utilizamos uma metodologia na qual os estudantes irão aprender as técnicas que estão na apostila, irão se desenvolver física e mentalmente, adquirir novos hábitos e deixar os maus hábitos de lado, aprender a etiqueta do dojô e a filosofia do jiu jitsu. Isso, aliado a ajuda que os estudantes mais antigos prestam aos mais novos (senpai/kohai) cria um ambiente propício ao aprendizado.

Logo, se o estudante se mantiver assíduo e realizar a quantidade de aulas estabelecidas, ele irá aprender e evoluir seu jiu jitsu, indubtavelmente.

Acreditamos que isso foi um passo importante na história do nosso dojô e para a evolução de nosso escola como um todo, professores, intrutores e alunos.

Abaixo, você pode ver pode ver nossa Apostila.

Esta versão não conta com figuras,  mas estamos disponibilizando os vídeos em nosso canal do YouTube.

OSS!

Áquila Lanza (Amarelo)

Amarelo e Cipó Jiu Jitsu – Ribeirão Preto

 

Baixe agora sua Apostila de Jiu-jitsu:

APOSTILA - MÉTODOS E TÉCNICAS

Amarelo e Cipó JIU-JITSU

Clique no botão abaixo para fazer seu DOWNLOAD

BAIXAR APOSTILA

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *