Como se levantar do chão e partir para o ataque em uma briga usando a Defesa pessoal do JIU JITSU
Se você pratica jiu jitsu a algum tempo sabe, assim como eu, que em alguns casos é preciso mudar a dinâmica da luta e alterar as táticas e estratégias no decorrer do combate. Isso é mais verdade ses for uma situação de defesa pessoal.
Quando você começa a fazer mais guarda, percebe que não é fácil ter um bom controle e reposiçã, e dessa maneira se manter em segurança quando está por baixo de seus oponentes.
E se você está começando agora, sem dúvida gostaria de saber (pelo menos eu quando comecei queria muito saber isso) como sair de baixo de maneira rápida e segura em situações de desvantagem.
Digo isso porque eu sempre fui um dos leves da academia e emobra sempre tenha gostado de fazer guarda, é preciso se preparar para todas as situações. E devido a eu ter experiência também com judô, se eu me levantasse eu poderia alterar a tática rapidamente, ficando por cima e algumas vezes até aplicando quedas, dependendo do perfil do meu oponente.
Antes porém eu gostaria de explicar mais sobre o jiu jitsu, um pouco da dinâmica da luta e esclarecer alguns tópicos que porventura podem vir a surgir.
A vídeo aula está no final do post, caso você já queira assistí-la.
Vou iniciar fazendo uma diferenciação entre MMA, UFC e dois principais tipos de eventos de MMA.
Eventos Japoneses x Eventos Americanos
Muita gente acredita que MMA e UFC são a mesma coisa.
Pô, agora você me chamou de ignorante, você deve ter pensado.
Não é essa a intenção, mas sim chamar a atenção para alguns pontos em especial no quesito jiu jitsu e luta de solo. Eu sei que as pessoas sabem que o UFC é um evento de MMA. E sei também que o UFC é um evento hoje que favorece determinado tipo de lutador, neste caso os boxers e wrestlers.
Os rounds são praticamente quase no mesmo formato das partidas de boxe e wrestling, com intervalos pequenos de um minuto entre os rounds.
E o que isso tem a ver?
Ora, o grande trunfo do jiu jitsu é a progressão do posicionamento. Quem pratica sabe que é difícil chegar em posições dominantes, nas quais o seu controle é garantido. Dali, você pode trabalhar com calma e escolher as melhores opções.
No entanto, se você estiver lutando o UFC, partindo da premissa que o árbitro deixou a luta correr no solo (e os praticantes de jiu jitsu percebem que isto não ocorre com muita frequência), ao final dos 5 minutos tudo acaba e se você estava em uma posição de domínio terá que começar do zero…
Agora, nós que treinamos sabemos da dificuldade de colocar um wrestler para baixo, ainda mais sem quimono, para depois ter tudo jogado por água abaixo. Por isso digo que o UFC não favorece muito o aspecto de ne waza, ou luta de solo.
Jã os eventos japoneses tem a regra que favorece mais os lutadores de jiu jitsu. Nesse caso, acredito que seja algo mais perto do MMA de verdade do que o UFC.
Alguns eventos possuem o primeiro round com 10 minutos, o que representa um grande avanço para o jiu jiteiro. E o árbitro não interrompe a luta no solo para retorná-la em pé, outro ponto para os praticantes da arte suave.
Devido a isso criaram-se alguns preconceitos, como por exemplo que o jiu jitsu não funciona no MMA moderno e outros mais. Na verdade, dependendo da regra do evento, realmente o jiu jitsu vai ter mais dificuldades para ser aplicado.
O jiu-jitsu é uma eficiência pessoal para proteger os mais fracos, o que qualquer um pode fazer. É a força da alavanca contra a força bruta. - Hélio Gracie
Lutas sem tempo
E se fosse uma luta sem tempo?
Eu acredito que uma luta sem limite de tempo, e mais, sem limite de espaço, favorece o lutador mais técnico. Quanto menor o tempo e menor o espaço, melhor para o lutador mais forte.
Por isso, sempre é bom treinar e saber utilizar a guarda no jiu jitsu. E mais ainda, saber como se levantar e manter a distânica em situações extremas.
Por isso acredito que os 10 minutos iniciais de alguns eventos japoneses auxiliam muito o desenvolvimento do jiu jiteiro nos combates.
Dinamismo - se você está no chão não quer dizer que é obrigado a permanecer no chão.
Ficar por baixo tem as suas vantagens. É claro que no caso de múltiplos atacantes isso se torna mais inviável. Porém, certamente em algum momento você irá cair. E gritar aos quatro ventos que essa situação do jiu jitsu não funciona na rua, é perigosa e pouco eficiente não irá te salvar.
Não adiante fingir que isso não existe e não irá ocorrer, mas antes estar preparado para quando isto ocorrer. Pois vai ocorrer, cedo ou tarde.
Logo, você precisa saber como se virar quando estiver por baixo no solo, a situação pela qual muitos criticam o jiu jitsu na Defesa Pessoal e no MMA. Você deve saber como sair de baixo das mais variadas maneiras e também como encerrar a luta nesta situação.
Como eu disse, fingir que ela não existe é um grave erro. Em uma situação de rua certamente você irá cair em algum momento. Saber o que fazer quando isso ocorrer ao invés de criticar a posição é o melhor caminho.
Extrapolando um pouco mais: Esporte x Realidade
Eu já ouvi muitas vezes, e talvez você já tenha ouvido também, ou até mesmo pensado assim: o jiu jitsu não serve em uma situação de rua.
Mas por que falam isso?
As pessoas dizem isso completamente sem fundamento. Em uma competição, muitas vezes os dois atletas ficam sentados no chão, fazendo a chamada puxada de guarda dupla.
E é sobre essa situação que falam e criticam, dizendo que isto não tem contrapartida no mundo real. Realmente é uma situação mais rara, mas certamente existe.
Porém, não vou entrar nesse mérito e vou analisar a questão por outro ponto de vista. O jiu jitsu é uma arte marcial antes de tudo. Portanto, a parte de defesa pessoal do jiu jitsu deve ser treinada.
Mas há também o jiu jitsu esportivo, e este é um dos maiores responsáveis pela expansão do BJJ (brazilian jiu jitsu). Um atleta, tem um único objetivo, que é vencer, e ele fará uso (e com razão) das estratégias que tiver ao seu alcance.
Entretanto, não se engane.
Esse atleta possui ótimo condicionamento físico, reflexos apurados, mente tranquila sobre pressão e sabe os mais variados tipo de ataque. E mais, sabe como lidar com um oponente em pé e no solo.
Isso se deve ao fato de que no jiu jitsu você faz simulações de combate praticamente todos os treinos com um oponente que resiste (e muiito, diga-se de passagem) ao seu progresso na luta.
Por isso, um atleta tem muito mais chances de se sair bem em uma situação de Defesa Pessoal do que alguém que treina apenas esta última parte.
Não é porque ele escolhe determinada estratégia que quer dizer que seu repertório técnico se resume a aquilo. Ele possui um vasto leque de opções que serviriam em praticamente qualquer situação na vida real.
Portanto, de acordo com o que expliquei, tenho certeza de que o jiu jitsu deve ser treinado como um todo, não só a Defesa Pessoal , mas também a parte esportiva com seus vários desdobramentos e estratégias.
Prof. Higor em um campeonato. Repare que para manter a posição um bom condicionamento físico é exigido.
Aula de Defesa Pessoal
Chega de discussão e vamos ao que interessa!
Agora vou deixar uma aula de Defesa pessoal de Jiu Jitsu, assim como a damos aqui na nossa academia em Ribeirão Preto.
Já vi estes conceitos em outras modalidades, por exemplo, quando eu treinava judô. Os princípios são os mesmos:
- Se posicionar melhor
- Se defender de um ataque
- Encurtar a distância e derrubar o oponente
- Neutralizar o oponente com um golpe de finalização.
Preparado? Então confira abaixo a LIÇÃO 1:
Lição 1
Neste vídeo mostro a sequência de técnicas e como utilizá-las para realizar a ação proposta, que é:
- Se proteger quando no solo, utilizar a posição chamada de levantada técnica (posição que todo iniciante no jiu jitsu deve saber)
- Fazer o double leg, que pode ser considerado uma variação da baiana, ou vice-versa. Uma das quedas mais eficientes no BJJ (brazilian jiu jitsu) e também em outros esportes, como o wrestling e o judô (posição proibida nas competições deste último).
- Armlock da imobilização Joelho na Barriga. Ao derrubar, você já se posicionará na lateral (100 quilos) e atacará o braço mais distante em uma chave de braço, o armlock (ou armbar)
Você pode conferir uma explicação mais detalhada do armlock aqui.
Veja também um armlock da montada, um dos mais tradicionais e eficientes do jiu jitsu.
Aprenda mais sobre Defesa Pessoal e Jiu Jitsu para Iniciantes:
Defesa contra agarramento pelo pulso - umas das primeiras técnicas que você irá aprender no inicío
Defesa contra agarramento no pulso com as duas mãos - uma variação da técnica acima, também muito importante para os iniciantes no BJJ
Defesa de tapa no rosto - Outra posição de Defesa Pessoal de Jiu Jitsu para Iniciantes, mas desta vez começando em pé.
Transcrição do áudio.
Vou deixar a transcrição do áudio da vídeo-aula para que você possa ver o que será mostrado e falado nesta lição:
Apresentação
Fala Galera, beleza? Meu nome é Áquila, estou aqui com o meu grande amigo Higor (risos).
Nós vamos mostrar hoje uma posição de jiu jitsu para iniciantes, que é bem a primeira aula que a gente dá.
Vai ser quando eu levanto do chão, faço a levantada técnica, me defendo de um ataque, ataco meu oponente com uma queda e finalizo ele no chão.
Espero que vocês gostem.
Parte Técnica
O primeiro movimento que eu vou fazer é uma levantada técnica.
Então eu estou deitado, mantendo a distância com as minhas pernas, mas eu preciso sentar no tatame para que eu possa me levantar.
Então eu empurro e sento, sempre com a mão lá na frente me defendendo e de preferência com a outra palma da mão no tatame.
Continuo mantendo a distância e aqui eu vou tentar levantar o meu quadril e atacar o joelho da frente do Cipó.
Ataquei o joelho, ele vai ter que recuar, nesse momento eu vou jogar o meu pé que está lá na frente atrás do meu quadril e me levanto. Já volto de frente.
O double leg eu vou me agachar e vou jogar o meu joelho da frente no meio das pernas do Cipó.
Eu não posso cair, senão meu impacto (da batida do joelho) fica todo lá no tatame e vai ficar muito difícil para eu subir.
Eu agacho e dou um segundo passo com a perna de trás, sempre jogando o meu peso para cima, me levantando.
Subi, cabeça alta, com postura, as duas mãos atrás dos joelhos e agora eu vou levantar a minha perna direita do lado da perna do Cipó que está mais distante da minha cabeça.
Levanto e vou direcionando ele, já caindo na lateral.
De novo… dou um passo com a perna, cabeça sempre alta e caio na lateral.
Vou para o 100 kg (imobilização cem quilos), já venho aqui abraçando o braço do Cipó, jogando ele do outro lado da minha cabeça e mantenho o braço dele pra mim (o cotovelo dele dominado).
Um joelho no peito, o outro eu piso atrás da nuca e vou pegar na calça.(detalhe: situações de defesa pessoal rua nem sempre a pessoa está de calça, por isso é bom treinar esta posição sem o kimono de jiu jitsu).
Já jogo o joelho, braço dele para mim, piso, vou lá abraçar a perna, giro, pinço os meus joelhos e vou finalizar no armlock (chave de braço).
Mais uma vez:
Pés lá no quadril, mãos protegendo o meu rosto, empurro o Cipó e vou me sentar. Sempre indo para trás, agora tiro o quadril e vou atacar joelho da frente.
Ele vai recuar e eu vou fazer a levantada técnica. Volto de frente, ele atacou. Agacho e faço o double leg. Caí na lateral, vou pro 100 kg e já abraço o braço do Cipó.
Piso atrás da cabeça dele já colocando o joelho no peito. Giro lá e faço o armlock, sempre pinço bem o braço do Cipó com os joelhos e escorrego as minhas duas mãos para o punho para finalizar.
Pessoal, então essa é a nossa primeira aula, saindo do chão, se defendendo e partindo para o ataque.
Espero que vocês gostem, OSS
Vídeo Aula
Assista a vídeo aula:
Recapitulando
Hoje você aprendeu como utilizar uma sequência de técnicas do jiu jitsu, abordando a temática de Defesa pessoal.
Estas são posições para o Iniciante no jiu-jitsu, mas nem por isso fáceis de serem executadas.
Elas se enquadram na categoria de Iniciante devido à sua importância, não necessariamente à sua facilidade.
Há técnicas mais complexas, é claro, mas isso não quer dizer que qualquer um poderá executar estas aqui demonstradas com facilidade, ainda mais em um sequência fluída.
Portanto, recapitulando, as técnicas mostradas foram:
- Levantada técnica com ataque no joelho
- Double leg
- Armlock do Joelho na Barriga
Treine-as separadamente e sequencialmente, até que as transições sejam rápidas e fluídas.
“Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha. Suas mãos não podem atingir o que os seus olhos não podem ver" - Muhammad Ali
Veja outros materiais e conteúdos gratuitos do BLOG
BAIXE AGORA
Ebook Gratuito: Guia do Iniciante no JIU-JITSU - Como Sobreviver à faixa branca
MAIS FRASES: Motivacional / Inspiracional :
Assim como quem quer iniciar seus treinos no jiu jitsu (ou está começando agora) eu também tive muitas dúvidas e receio no começo, o que serviu de inspiração para que eu escrevesser esse pequeno livro de jiu-jitsu.
Por isso, hoje vou ensinar o que você deve fazer para ter mais clareza sobre o que fazer para economizar tempo, direcionando seu esforço para aprender as técnicas que realmente importam no começo.
Irei listar o que você precisa fazer e quais são estas técnicas que você deve aprender neste livro de jiu-jitsu no formato ebook: "Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca."
Exame para a FAIXA AZUL
Veja as técnicas cobradas no exame de Faixa Azul da nossa Escola e aprenda como se preparar também para o seu EXAME!!
Apostila de jiu-jitsu
Artigo completo e link para baixar (requer cadastro) da nossa Apostila de Jiu Jitsu usada em nossas aulas e exames de faixa em Ribeirão Preto e Ponta.
Regras de Conduta
Regras de Conduta servem para preparar e cultivar o terreno no qual será construído o jiu jitsu, viabilizando o treinamento
Uma aula de Defesa Pessoal para iniciantes, a aula #1:
Encontre-nos também em:
Institucional: https://www.aquilalanza.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/amarelobjj/
https://www.facebook.com/amarelo.cipo.bjj
Instagram:
https://www.instagram.com/amarelo_bjj/
https://www.instagram.com/amarelo_cipo_bjj/
Para Aulas particulares e Seminários, acesse:
Visite o Site para maiores informações: http://aquilalanza.com.br/
Conheça nossa escola de jiu jitsu na cidade de Ribeirão Preto e Pontal
JIU JITSU RIBEIRÃO PRETO
JIU JITSU PONTAL
OSS
Faixa Preta de jiu-jitsu
Faixa marrom de judô
Professor na escola de Jiu-jitsu Amarelo e Cipó BJJ
Atleta de jiu-jitsu pela equipe PSLPB Cícero Costha
Contato
Whatsapp: 16 98153-1694
Email: amarelo@amarelocipobjj.com.br
Para saber mais sobre o autor acesse:
http://aquilalanza.com.br/aquila-lanza/
Horários de treino
http://aquilalanza.com.br/horarios-das-aulas-coletivas/
Amarelo e Cipó Jiu Jitsu Ribeirão Preto
Professores Áquila Lanza e Higor Paterra.
Faixas preta da equipe Cícero Costha.
Em nossa academia, na cidade de Ribeirão Preto, damos importância para o jiu jitsu por completo: você deve aprender o jiu jitsu esportivo, a defesa pessoal, as quedas e a filosofia da arte marcial.
#jiujitsu #jiujitsuparatodos #jiujitsu4life #brazilianjiujitsu #oss #bjj #ribeiraopreto #motivação #inspiração #jiujitsulifestyle #bjjlife #bjjlifestyle #treino #defesapessoal #gratidão #resiliencia #everydayporrada
2 comentários