Glossário de Jiu Jitsu

Lousa com os dizeres Glossário de JiuJittsu
Glossário de termos de jiu jitsu - Amarelo e Cipó jiu jitsu Ribeirão Preto e Pontal - São Paulo
LOUSA COM OS DIZERES GLOSSÁRIO DE JIU JITSU

A nomenclatura das artes marciais nos ajuda a entendê-las melhor, e isso não é diferente com este Glossário do Jiu Jitsu.

 

O jiu jitsu, assim como outras modalidades, possui termos e nomenclaturas que lhe são características. Além disso, há gírias regionais e a mesma posição pode ser conhecida por diversos nomes dependendo da localidade.

Para aqueles que já estão imersos neste ambiente, é natural conversar utilizando-se de tais termos. Porém, para os que estão dando os primeiros passos no dojô, o linguajar é hermético e parece até um mundo paralelo.

Sabemos que o jiu jitsu como um todo apresenta uma complexidade que só começa a ser desvelada com horas de treino e presença no tatame dia após dia. Entretanto, a nomenclatura pode ser aprendida com mais velocidade e isto sem dúvida auxilia o desenvolvimento do praticante.

Neste sentido, para auxiliar os praticantes iniciantes que se encontram nesta situação, providenciamos um Glossário com os principais termos do jiu jitsu (lembrando que esta não é um lista exaustiva).

OSS!

Áquila Lanza (Amarelo)

Amarelo e Cipó Jiu Jitsu - Ribeirão Preto

Glossário

A

Absoluto

Em uma competição uma divisão na qual não há limite de peso para os lutadores.

Alavanca

A alavanca é um objeto rígido usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as Leis de Newton. - (retirado de Wikipedia)

No jiu jitsu este conceito é utilizado nas técnicas para maximizar a força que se utiliza para se obter uma eficiência maior no uso de energia.

Amarrão 

Diz-se do praticante que procura travar a luta e consequentemente o oponente, não buscando o objetivo do jiu jitsu, que é a Finalização.

Amasso 

Quando um praticante tem domínio total sobre seu oponente na luta. Também se diz quando um praticante chega em uma imobilização ou na meia guarda por cima aplicando muita pressão no seu oponente.

Americana 

Também conhecida como ude garami é uma chave que utiliza as alavancas para colocar uma pressão na articulação do ombro e/ou cotovelo.

Americana no pé 

Também conhecida como ashi garami, é uma finalização na articulação do tornozelo, que aplica uma torção no sentido de rotação interna do mesmo. No Jiu Jitsu esportivo, é permitida apenas a partir da faixa marrom.

Armbar (EUA)

Também conhecido como armlock(Brasil) e juji gatame (judô)

Significa chave de braço, uma finalização na qual se aplica uma pressão no sentido de deslocar o cotovelo do oponente com o braço esticado que força-o a se submeter para não ter o braço quebrado ou deslocado.

Armlock 

Ver armbar

Arrochar 

Apertar, ajustar a posição

B

Baiana 

Também conhecida como morote gari e double leg (com algumas variações) é uma queda que consiste em agarrar as duas pernas do oponente para derrubá-lo.

BJJ 

Abreviação de "Brazilian Jiu Jitsu", ou seja, Jiu Jitsu Brasileiro.

Botinha 

Chave de pé reta, na qual se busca hiperestender a articulação do tornozelo de uma maneira que o pé se mantenha razoavelmente alinhado ( mas não compulsoriamente) com a canela.

C

Chave de Braço 

Ver armlock

Chave de Ombro 

Finalização que consiste em buscar a submissão do adversário através de um movimento que coloque pressão na articulação do ombro, que pode ser um movimento translacional ou rotacional do braço.

Chave de Perna 

Também conhecida como leg lock, é uma finalização que consiste em hiperestender a articulação do joelho

Cinturar 

Segurar o adversário com os dois braços pela cintura, por trás do mesmo.

Creonte 

Expressão que foi originalmente cunhada por Carlson Gracie. Significa "traidores", lutadores que trocavam de academias. É preciso atentar para o contexto e situação da época em que foi utilizada.

Crucifixo 

Conhecido também como jigoku jime, ou estrangulamento do inferno. Posição na qual se prende os dois braços do oponente com o uso dos braços e pernas, a partir das costas, formando um crucifixo.

Conde Koma

Mitsuyo Maeda (前田光世, Maeda Mitsuyo) (Hirosaki, 18 de novembro de 1878 — Belém do Pará, 28 de novembro de 1941) foi um judoca japonês, naturalizado brasileiro como Otávio Maeda.Ele também era conhecido como "Conde Koma", alcunha que ganhou na Espanha em 1908. Junto com Antônio Soishiro Satake, outro japonês naturalizado brasileiro, foi pioneiro do judô em países como Brasil e Reino Unido, entre outros. Maeda foi fundamental para o desenvolvimento do jiu-jitsu brasileiro, pelo que ensinou à família Gracie. Ele era também um promotor da emigração japonesa ao Brasil. Maeda ganhou mais de 2.000 lutas profissionais em sua carreira. Suas realizações levaram-no a ser chamado de "O homem mais forte que já viveu", e é referido como o pai do jiu-jitsu brasileiro. (retirado de Wikipedia)

D

D’arce Choke 

Estrangulamento D'arce, que consiste em um estrangulamento semelhante ao triângulo de mão, porém com a posição dos braços do atacante de maneira distinta deste. O nome D'arce foi utilizado devido Joe D’Arce utilizar esta técnica.

Double-Leg 

Ver baiana.

E

Espalhar o frango 

Posição na qual o atacante ao pegar as costas do oponente e colocar os ganchos, vira-o de barriga para baixo e estende o quadril “espalhando o frango”.

Estrangulamento 

Categoria das finalizações que consiste em estrangular o adversário através do uso dos braços, pernas ou lapela de modo que se interrompa o fluxo sanguíneo ao cérebro.

Ezequiel 

Também conhecido Sode guruma jime, negão, manga leão. Consiste em um estrangulamento que utiliza a própria manga do kimono para aplicar a finalização. O Judoca olímpico Ezequiel Paraguassu, estudante de Carlson Gracie, o utilizava com frequência, tendo assim seu nome associado ao golpe.

F

Fechar o Cadeado 

Fechar a guarda (ou triângulo) no oponente e consiste em fechar as duas pernas ao redor do tronco do adversário, colocando um dos tornozelos por baixo da articulação do joelho da outra perna, formando um triângulo.

Finalização 

O objetivo final do jiu jitsu, consiste em submeter o oponente levando-o a desistir da luta.

G

Gogoplata 

Estrangulamento da guarda utilizando a canela para finalizar o oponente. Parte de um um posicionamento na qual pode-se aplicar também o omoplata.

Grappling 

Luta corpo a corpo (em inglês: grappling) é uma expressão utilizada para generalizar qualquer estilo de luta agarrada, seja em pé ou no chão. É a arte de controlar o corpo do oponente. Pode ser aplicada em luta em pé (exemplificado no jogo de clinch, quedas e chaves de esportes e artes marciais como sumô, judô, aiquidô, luta olímpica e sambo) e luta de solo (exemplificado nas imobilizações de esportes como luta olímpica, jiu-jítsu e submission wrestling). (retirado de Wikipedia)

Grau 

Estágio intermediário entre as graduações, no qual o estudante necessita receber 4 graus mais as presenças referentes (ou outro critério) a um grau para se habilitar ao exame de faixa. Cada escola utiliza-se de um ou mais critérios para cada grau.

A partir da faixa preta há 10 graus para está graduação passando pelas faixas vermelha e preta, branca e preta até chegar à faixa vermelha.

Guarda 

Consiste em um posição na qual o praticante encontra-se sentado ou deitado no tatame e entre ele e seu oponente há a possibilidade de uso de uma perna pelo menos.

Há vários tipos de guarda, mas o conceito é o de se utilizar das pernas para controlar a distância do oponente.

H

Helio Gracie

Hélio Gracie foi o patriarca da família Gracie. Foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu. (Wikipédia)

I

Inversão

Movimentação partindo da guarda na qual o praticante que se encontra por baixo consegue ir para as costas de seu oponente.

Também é conhecida como a movimentação na qual o praticante ao ser imobilizado consegue inverter a posição, ficando por cima de seu oponente, porém sem se utilizar da guarda (o que não conta pontos).

IBJJF

(International Brazilian Jiu Jitsu Federation)

Federação internacional de Jiu Jitsu Brasileiro

J

Ju jitsu

Jujutsu também conhecida com ju jitsu ou jiu jitsu é uma arte marcial japonesa e um método para combate corpo a corpo utilizada para derrotar um oponente armado e utilizando armadura. De estilos de ju jitsu, Jigoro Kano criou o judô.

Jigoro Kano

Criador do judô. Jigoro Kano (em japonês: 嘉納治五郎, Kanō Jigorō) (Mikage, 28 de outubro de 1860 — 4 de maio de 1938) foi o fundador da arte marcial judô e responsável pela reforma do jujitsu. (Wikipedia)

K

Katagatame 

Também conhecido como triângulo de mão, é uma finalização na qual o oponente é estrangulado por seu próprio de um lado e o do atacante do outro.

Kimura 

É uma finalização que consiste em colocar a pressão no ombro do oponente, ao deslocar o braço do oponente por trás das costas em direção à nuca. Tem esse nome devido seu uso pelo japonês Masahiko Kimura para derrotar Hélio Gracie em 1951.

Kimono (Quimono)

Conhecido também com Gi, quimono é a vestimenta tradicional para a prática de jiu jitsu. É utilizado em treinos e competições de várias artes marciais orientais. Consiste de uma calça, uum paletó e uma faixa que mostra o grau de aperfeiçoamento do praticante. Chamado de judogi no judo e algumas vezes de jiujitsugi no jiu jitsu.

L

Leg-Drag 

Posição de passagem de guarda popularizada no jiu jitsu esportivo moderno.

Leg-Lock 

Ver chave de perna

M

Mata Leão 

Também conhecido como hadaka jime (variação ou kuzure) é um estrangulamento sem o uso do quimono, quando nas costas do oponente.

Meia Guarda 

Tradicionalmente é um tipo de guarda na qual se envolve uma perna do adversário com duas pernas. Há variações desta no jiu jitsu moderno.

Montada 

Conhecida também como Tate shiro gatame é uma imobilização na qual se fica montado sobre o tronco do oponente.

N

Norte-Sul 

Conhecida como kami shiro gatame ou “69” é uma imobilização no Jiu Jitsu na qual o lutador que imobiliza domina o tronco do adversário com os braços com seu corpo em direção oposta ao adversário,

O

Omoplata 

Antigo nome do que atualmente chamamos de escapula. Utiliza o mesmo princípio da Kimura, porém com o uso das pernas, forçando a articulação do ombroe levando o oponente a desistir do combate.

Orelha de couve-flor 

A orelha de couve-flor é a designação popular dada ao hematoma auricular, isto é, a orelha (mais propriamente denominada pavilhão auricular) que ficou deformada de forma permanente, como consequência de contusões, lesões pelo frio, infecções graves. Pequenos vasos sanguíneos se rompem, formando um pequeno hematoma, antes de surgir um tecido fibroso, que deforma o pavilhão auricular, dando-lhe a aparência de couve-flor. (Wikipedia)

P

Passagem de guarda

É uma movimentação na qual o oponente consegue passar pelas pernas do adversário fazendo guarda para chegar até um imobilização.

Puxar (chamar) para a guarda 

No combate, quando os dois atletas encontram-se em pé, um deles senta ou deita no tatame fazendo guarda.

Q

Posicionamento no qual o praticante fica com os dois cotovelos e os dois joelhos no chão. Também conhecido como gatão ou “turtle position”.

R

Raspagem 

Quando o lutador que está fazendo guarda consegue inverter o posicionamento, ficando por cima de seu adversário, fazendo uso de técnicas que utilizem-se das pernas (conceito de guarda)

Relógio 

Estrangulamento aplicado com o auxílio do quimono do aversário, quando este se encontra na posição de quatro apoios.

S

Single-Leg 

Queda na qual se utilizam as pegadas em uma única perna do oponente.

Sprawl 

Defesa de queda, especialmente para as que são executadas de frente. Consiste em fazer uma extensão de quadril se jogando ao solo. Similar a um Burpee.

Submission 

Estilo de luta agarrada (Grappling), no qual não se utiliza o quimono com regras diferente do jiu jitsu. Não confundir com jiu jitsu No Gi.

T

Triângulo 

Sankaku jime, é um estrangulamento no qual o atacante coloca o pescoço e um braço do adversário entre suas pernas. Um dos golpes símbolo do jiu jitsu .

Triângulo de mão 

Para executar esse golpe, o braço é puxado pelo pescoço e abaixo da axila antes de ser preso no braço, impedindo o sangue de circular para o cérebro.

U

Ude garami

No geral todas chaves na articulação do braço que envolvem rotação interna ou externa do ombro

Ude Gatame

No geral todas chaves na articulação do braço que envolvem hiperextensão da articulação do cotovelo.

Veja outros materiais e conteúdos gratuitos do BLOG

BAIXE AGORA

Ebook Gratuito: Guia do Iniciante no JIU-JITSU - Como Sobreviver à faixa branca

ebook gratuito de jiu jitsu

MAIS FRASES: Motivacional / Inspiracional :

15 frases do grão mestre helio gracie

Assim como quem quer iniciar seus treinos no jiu jitsu (ou está começando agora) eu também tive muitas dúvidas e receio no começo, o que serviu de inspiração para que eu escrevesser esse pequeno livro de jiu-jitsu.

Por isso, hoje vou ensinar o que você deve fazer para ter mais clareza sobre o que fazer para economizar tempo, direcionando seu esforço para aprender as técnicas que realmente importam no começo.

Irei listar o que você precisa fazer e quais são estas técnicas que você deve aprender neste livro de jiu-jitsu no formato ebook: "Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca."

Exame para a FAIXA AZUL

enter image description here

Veja as técnicas cobradas no exame de Faixa Azul da nossa Escola e aprenda como se preparar também para o seu EXAME!!

Apostila de jiu-jitsu

Artigo completo e link para baixar (requer cadastro) da nossa Apostila de Jiu Jitsu usada em nossas aulas e exames de faixa em Ribeirão Preto e Ponta.

Regras de Conduta

Regras de Conduta servem para preparar e cultivar o terreno no qual será construído o jiu jitsu, viabilizando o treinamento

Confira o artigo na íntegra

jiu-jitsu-regras-do-tatame


Uma aula de Defesa Pessoal para iniciantes, a aula #1:

enter image description here


Encontre-nos também em:

Institucional: https://www.aquilalanza.com.br/

Facebook:

https://www.facebook.com/amarelobjj/
https://www.facebook.com/amarelo.cipo.bjj

Instagram:

https://www.instagram.com/amarelo_bjj/
https://www.instagram.com/amarelo_cipo_bjj/


Para Aulas particulares e Seminários, acesse:

Visite o Site para maiores informações: http://aquilalanza.com.br/


Conheça nossa escola de jiu jitsu na cidade de Ribeirão Preto e Pontal

JIU JITSU RIBEIRÃO PRETO

jiu-jitsu-ribeirão-preto

JIU JITSU PONTAL

enter image description here

OSS

Áquila Lanza - "Amarelo"

Faixa Preta de jiu-jitsu
Faixa marrom de judô
Professor na escola de Jiu-jitsu Amarelo e Cipó BJJ
Atleta de jiu-jitsu pela equipe PSLPB Cícero Costha

Contato

Whatsapp: 16 98153-1694
Email: amarelo@amarelocipobjj.com.br


Para saber mais sobre o autor acesse:

http://aquilalanza.com.br/aquila-lanza/


Horários de treino

http://aquilalanza.com.br/horarios-das-aulas-coletivas/


Amarelo e Cipó Jiu Jitsu Ribeirão Preto

Professores Áquila Lanza e Higor Paterra.
Faixas preta da equipe Cícero Costha.

Em nossa academia, na cidade de Ribeirão Preto, damos importância para o jiu jitsu por completo: você deve aprender o jiu jitsu esportivo, a defesa pessoal, as quedas e a filosofia da arte marcial.


#jiujitsu #jiujitsuparatodos #jiujitsu4life #brazilianjiujitsu #oss #bjj #ribeiraopreto #motivação #inspiração #jiujitsulifestyle #bjjlife #bjjlifestyle #treino #defesapessoal #gratidão #resiliencia #everydayporrada

Imagem com o livro Guia do Iniciante do Jiu jitsu - Como sobreviver à faixa branca

Baixe agora seu ebook Grátis

O Guia do Iniciante no jiu-jitsu

Como acelerar seu aprendizado e sobreviver à faixa branca

Clique no botão abaixo para fazer seu DOWNLOAD

BAIXAR AGORA

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *